terça-feira, 3 de maio de 2011

A CAMINHADA HUMILDE PARA CHEGAR AO TOPO

     Por Pastor Joel Pereira de Magalhães   

      Li algures a história de um americano muito rico; empresário bem sucedido, que tinha apenas um filho. Dera ao seu filho uma educação primorosa, além do que, fê-lo formar-se em alguns cursos de nível superior, enfatizando o curso de “administração de empresas”. O jovem muito dedicado, formou-se no devido tempo; e então se apresentou ao seu pai para tomar conta da grande empresa. O pai lhe diz para voltar no outro dia. O jovem, volta bem vestido, de paletó e gravata; e ao apresentar-se ao pai, recebe do pai uma vassoura e material de limpeza para cuidar dos banheiros da empresa. O jovem foi sábio, não reclamou, mas humildemente fez o melhor que pode nos banheiros e a cada dia cuidava de mais uma unidade da empresa, até chegar ao escritório central, quando o pai lhe passa o comando de toda a empresa, recomendando-lhe: “Agora você está preparado para assumir a empresa, pois conhece tudo que pertence à mesma. O rapaz assumiu e fez sucesso, tornando a empresa de seu pai, cada dia mais sólida e mais produtiva.
            Agora aquele rapaz entendia as necessidades e limitações de todos os seus funcionários e os tratava com respeito e cordialidade. Valorizava os seus funcionários e os motivava sempre a fazerem o melhor. Estava apto a ensinar o melhor manejo de cada seção de sua empresa, pois passara por todas elas, tinha conhecimento de cada área de sua empresa, o suficiente para bem orientar os seus liderados e fazê-los mais produtivos. As palavras de incentivo e de parabéns que recebeu de seu pai, durante sua caminhada pela vereda do desafio, soube com sabedoria repassar aos seus comandados, que os tratava como colegas de produção, pois sozinho não conseguiria jamais alcançar tanto sucesso.
            Uma das maiores virtudes de um líder competente é a sua humildade. Por mais que ele tente ofuscar-se, aparece; pois as suas ações são maiores que sua posição de liderança. Sabe reconhecer o esforço de seus liderados e conquista destes sua prontidão e boa vontade. O líder humilde, mas seguro de sua liderança conta com o apoio incondicional e faz de sua equipe uma família que não mede sacrifício para se alcançar as metas.
           

Nenhum comentário: