sábado, 12 de novembro de 2011

A REPERCUSSÃO POLÍTICA DE UM PREFEITO DEPENDE MUITO DA AÇÃO DE SEUS SECRETÁRIOS


Pastor Joel

Em um município, por menor que seja, não é possível uma pessoa só, executar todas as metas. O governo é uma máquina composta de várias engrenagens e peças que mobilizam as ações administrativas. O prefeito sábio dá capacitação aos seus secretários e lhes dá metas, orientação e sobretudo condições de executar as metas previstas, dentro do contexto orçamentário. A centralização demasiada prejudica a imagem do gestor maior e inviabiliza o bom funcionamento da “máquina administrativa”. Isto é péssimo para o município.

         Quando o grande líder, Moisés, estava conduzindo o povo Hebreu rumo à Canaã, seu sogro, Jetro, deu-lhe um bom conselho e Moisés aceitou. Jetro viu que Moisés queria fazer tudo sozinho, então lhe disse: “Que é isto que fazes ao povo? Porque te assentas só e todo o povo em pé diante de ti, desde manhã até ao por do sol? Moisés respondeu: “ É porque o povo vem a mim para consultar a Deus; quando tem alguma questão, vem a mim, para que julgue entre um e outro e lhes declare os estatutos de Deus e as suas leis.” O sogro de Moisés, então disse: “Não é bom o que fazes. Sem dúvida desfalecerás, tanto tu como este povo que está contigo; pois isto é pesado demais para ti: tu só, não podes fazer. Ouve pois as minhas palavras; eu te aconselharei e Deus seja contigo; representa o povo perante Deus, leva suas causas a Deus, ensina-lhes os estatutos e as leis e faze-lhes saber o caminho que devem andar e a obra que devem fazer. Procura dentre o povo homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza; põe-nos sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinqüenta e chefes de dez; para que julguem este povo em todo tempo. Toda causa grave trarão a ti, mas toda causa pequena eles mesmos julgarão; será assim mais fácil para ti e eles levarão a carga contigo”. Êxodo 18:14-22.  “Moisés atendeu às palavras de seu sogro e fez tudo quanto este lhe dissera.”  Êxodo 18:24.

         Moisés deu autoridade e liberdade aos seus líderes para eles agirem com eficiência; e as atividades administrativas funcionaram de modo satisfatório.

         Os líderes de um governo precisam falar a mesma linguagem político-administrativa. Precisam ter competência e autoridade para resolver os problemas, atender as demandas de sua pasta, mais do que isto, precisam ter sabedoria, precisam ter educação, para tratar com o povo. O povo merece respeito e atenção.

         O grande problema é quando a arrogância sobe pra cabeça, revelando imaturidade e por que não dizer: incompetência. Esnobam-se, a si mesmos; o egoísmo e o orgulho tomam conta de sua personalidade; e começam a agir de forma covarde, desrespeitosa; e se arvoram em ser donos dos cargos. São arrogantes, mal educados, brutos, no modo de tratar com seus colegas de serviço; e tentam pisar em pessoas que se apresentam de modo simples. Isto acaba com a boa política de qualquer prefeito.

Nenhum comentário: