terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

O REI DAVI, UM LIDER POLÍTICO SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

Pastor Joel

Então disse o Senhor a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei.” I SAMUEL 16:1

 Por Pastor Joel Pereira de Magalhães

            Davi, o 2º rei de Israel, homem bondoso, guerreiro, músico e poeta; o oitavo filho de Jessé, da tribo de Judá, bisneto de Boaz,  nasceu em Belém da Judéia, aproximadamente por volta dos anos 1040 a.C., tendo morrido no ano 970 a.C.

            No estudo da tipologia bíblica, evidenciamos a importância de Davi e semelhanças com as funções e reino do Messias. Davi nasceu em Belém, como Jesus; foi pastor de ovelhas, reinou segundo o coração de Deus, estava em constante comunhão com Deus, como o próprio Jesus também, sempre estava falando com o Pai.

            Ratificando a profecia de Ezequiel, o Anjo Gabriel fala à virgem Maria: “Este será grande e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.” Lucas 1:32-33.

            Davi foi um grande guerreiro, defendia o direito, a causa de Deus com veemência; matou o gigante Golias, a arma mortífera de guerra dos filisteus, trazendo paz para o povo de Israel; provocando ciúmes doentio na mente e no egoísmo do rei Saul. Enquanto Davi era valoroso, fiel a Deus e humilde, Saul era rancoroso, egoísta, vingativo, arrogante e não tolerava o crescimento e credibilidade pública que Davi ia conquistando cada dia diante do povo. Saul fez de tudo para desmoralizar e matar Davi, mas não conseguiu porque Davi era realmente um “Ungido do Senhor”.

            Davi nunca traiu os seus companheiros, nem era homem de mentiras; era sensível à Palavra de Deus e não usava a Palavra do Senhor nosso Deus para ofuscar suas desditas. Ele assumia. Era falho como todo e qualquer ser humano sobre a face da terra, mas era humilde, reconhecia seus erros e pedia perdão a Deus, confessando seus pecados a Deus. O Salmo de número 51 nos mostra claramente o arrependimento e confissão de Davi pelo grande pecado que cometeu contra um de seus melhores valentes de guerra, Urias, o heteu. Davi não se controlou ao ver do terraço da casa real uma mulher linda tomando banho, nua, “mui formosa à vista” como diz a Bíblia; e mandou buscar Bate-Seba, dormiu com ela, engravidando-a, enquanto seu esposo Urias lutava na guerra ferrenhamente para defender a casa do rei e o povo de Israel. Não se contentando e para sentir-se mais comodamente à vontade, ordena ao general Joabe para colocar Urias na frente da maior força da peleja; e diz Davi na carta que o seu fiel soldado levou: “... e retirai-vos de detrás dele, para que seja ferido e morra.” Urias morreu lutando pelo seu chefe político; mas Deus não deixou Davi impune.

            Às vezes não entendemos a ação de Deus. Deus, o Soberano, não vê os fatos como o homem vê. Não age da forma que o homem age; às vezes pensamos que certas injustiças ficarão impunes, mas a seu tempo, Deus faz aparecer a sua justiça do céu à terra, como sol ao meio dia. O primeiro filho de Davi com Bate-Seba não pode viver, morreu ao nascer. Davi pranteou muito e aí perdeu privilégios; não realizou tudo que queria no seu reinado, porque Deus lhe tirou esse direito. Deus providenciou o profeta Natã para, através de uma alegoria fazer Davi proclamar a sua sentença. E aí, o profeta Natã faz o rei estremecer dizendo-lhe: “Porque, pois, desprezaste a Palavra do Senhor, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom.” II Samuel 12:9.

Apesar do grande arrependimento de Davi, ele teve que chorar a morte de seus dois filhos, Amnom e Absalão, além do seu recém-nascido de Bate-Seba.

            Davi errou pelo seu instinto de homem; não suportou ver uma mulher tão linda tomando banho nua ao ar livre. Foi punido, arrependeu de seu pecado, pede perdão a Deus, conforme escrito no Salmo 51; e recupera seu relacionamento com Deus. Davi falava a verdade para os seus súditos e era um homem sincero. Tinha um coração quebrantado; e Deus se agradava do coração de Davi. Quando Saul perseguiu Davi e fez tudo que podia para acabar com Davi, um dia, Davi e seus companheiros fiéis encontram Saul dormindo, mas Davi não permitiu que nenhum de seus soldados matasse Saul. Ele apenas corta uma parte da veste de Saul para provar que Saul esteve em suas mãos. Mas hoje, a maior parte dos políticos é corrupta, alguns são rancorosos e infiéis. Vamos orar a Deus para levantar na nação homens que tenham de verdade o temor a Deus e possam trazer bênçãos para nação e não revolta e tristeza no meio da população.