*Por Pastor joel
Tenho acompanhado pacientemente o comportamento, as metas e realizações de vários governos municipais desde o ano de 1963; e confesso que nunca vi um governo tão perseguido e tão atacado por alguns grupos políticos, que certamente ainda não se conformaram com a decisão do povo, que ao longo de um tempo sofreu decepção e agora pode sentir o limiar de uma nova época, renovando as suas aspirações e sua esperança de ver uma Januária, realmente mudada política e administrativamente.
Januária mudou e continua mudando, com muito sacrifício, às custas da coragem de um grupo de januarenses honestos que, sacrificando outras alternativas, juntam-se a um prefeito corajoso e inteligente, disposto a pagar o alto preço da reconstrução. É preciso ter muita calma, muita paciência e sabedoria para suportar ignomínias, notícias tendenciosas e exacerbação de picuinhas, que não edificam, mas bem propaladas podem transformar mentiras em “verdades”. É preciso ter, pelo menos um pouco de Deus no coração para suportar; mas é preciso também divulgar ao público, verdades inquestionáveis.
Não podemos negar que este município esteve à beira da falência provocada por más administrações. Que em quase todas as áreas do governo estavam desacreditadas e em inadimplência. Quando estive ocupando a pasta de secretário de agricultura, perdi 03 (três) tratores agrícolas, devidamente equipados, com verba aprovada em Brasília, por causa da inadimplência. O atual Governo conseguiu retirar já várias inadimplências através de negociações sábias; mas precisa avançar. Somos januarense nato e chegou a hora de dizermos a verdade para o povo, especialmente para as pessoas que não têm acesso a todas as informações. Quando o povo não tem a informação correta, pode, sem culpa, embarcar no barco de fofocas e informações distorcidas da verdade; e isto é injustiça.
Este governo, talvez fundamentando-se no exagero da ética, pecou por omissão, na divulgação da verdade. Por “precaução”, talvez, não divulgou ao público o real estado em que recebeu a Prefeitura. Não mostrou para o “povão” o volume de débitos, de salários atrasados, de aluguéis atrasados. Não fotografou, nem documentou e mostrou ao público a dimensão do sucateamento na Secretaria de Transportes e irregularidades gritantes em muitas outras áreas. Você pecou, meu Prefeito, nesta omissão; mas ainda há tempo de mostrar toda a verdade, não para um grupo de políticos que são egoístas, mas para o povo em geral, a verdade sobre a atuação de seu governo e a honestidade de sua equipe, competente e ardorosa tentando fazer o melhor, inclusive aceitando a cruz do “negue-se, a si mesmo”; haja a vista a redução do salário de secretários por duas vezes.
O novo sistema de governar, em menos de dois anos, acabou com o vício de passagens desmedidas para “apadrinhados” passearem; acabou com pagamento de água e luz, fora dos critérios exigidos pela lei. Acabou com o “me dá, me dá” porque votei em você; e esta atitude corajosa fere a cultura viciada de antigos políticos. Acabou com negociatas de propinas para vereadores corruptos, ou meios de comunicação viciados; e isto é comprar briga com algum tipo de elite. Sempre fui, sou e serei contundentemente contra a corrupção. É crime e “pecado hediondo” roubar do povo. Quem rouba, se não se arrepender a tempo, não entrará no Reino do Céu. 1ª Coríntios 6:10. Enquanto este governo se me mostrar honesto, não terei dificuldade em defendê-lo e orar a Deus para que o mesmo seja vitorioso.
Na questão de obras, qual o governo fez em dois anos, o que em meio às várias dificuldades e perseguições, o que este governo fez e está fazendo? Contra provas não temos argumento. As provas falam por si mesmas. Estão nítidas aos olhos do povo realizações em curto tempo, que comprovam a competência de um governo, como: Pagamento dos funcionários em dia – A vinda do SAMU – Calçamento e asfaltamento nos bairros: ALVORADA – JADETE – SÃO VICENTE – VILA SÃO JOÃO e outros; Construção de Unidades Básicas de Saúde no Bairro São Vicente e em Várzea Bonita – CORPO DE BOMBEIROS EM JANUÁRIA – Já está em construção a NOVA ENTRADA DA CIDADE e a ORLA DO SÃO FRANCISCO; AQUISIÇÃO JUNTO AO ESTADO DE 300 BARRACAS PADRONIZADAS, para os feirantes, bem como 300 jalecos e 300 bonés, já recebidos e pagos. Criação do Programa: FOME ZERO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS e do Programa: FOME ZERO NO CAMPO; a reconstrução da PRAÇA TIRADENTES, uma das mais lindas de Minas Gerais; e agora, a Zona Rural vai ser beneficiada com atenção especial do Governo, apesar da dimensão “estatal” do município. Muitas estradas vão ser praticamente construídas; Poços tubulares já estão sendo melhorados; entrosamento constante do Governo com os produtores rurais; melhoramento de várias escolas rurais.

Chegou a hora das pessoas que realmente amam Januária, unirem as forças em torno de um executivo que sonhou e continua sonhando e trabalhando na transformação da cidade, para um nível mais digno. Não é hora de cortar palmeiras, não é hora de depredações, mas de bom senso, de responsabilidade isenta de paixões discriminatórias, para reconstrução da nossa cidade, que num passado, não muito longe, serviu de cenário de críticas e de descrédito nos mais longínquos rincões. É hora dos nossos bravos vereadores exercerem com bom senso a representação que bondosamente lhes concedemos; não bloqueando o que for bom para Januária, mas dando o melhor que podem, para o povo.
Pr. Joel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário